Sementes de Acácia Negra (Acacia mearnsii De Wild.)
Sementes de Acácia Negra
Leguminosae - mimosoideae
Acacia mearnsii De Willd .
Nomes Populares: Mimosa e Acácia-Negra
Ocorrência: Espécie originária da Austrália, que tem seu cultivo acentuado no Sul do Brasil. Ocorre em altitudes que variam de 850 m até o nível do mar em clima temperado e subtropical, com temperatura média no mês mais frio entre 0 e 5 °C. Suporta altas quantidades de geadas por ano e temperaturas mínimas absolutas de até 11°C.
Morfologia: Altura de 8-15 m, tronco revestido por casca quase lisa com fissuras avermelhadas. Sua ramagem forma copa densa, com forma arredondada. Folhas compostas bipinadas, de 10-25 pares de pinas, com folíolos numerosos muito pequenos, de menos de 0,5 cm de comprimento. Inflorescências densas, em racemos curtos de capítulos esféricos, com flores muito perfumadas, amarelo-claras, localizadas nas extremidades dos ramos.
Informações Ecológicas: Árvore semidecídua.
Madeira: Branca dura a semi-dura, não resistente à umidade.
Sinonímia Botânica: Acacia decurrens var. mollis Willd. e Acacia Mollissima Willd.
Utilidades: A madeira é utilizada em carpintaria e construções rústicas. A árvore é adequada para arborização de jardins e praças, por suas características ornamentais, é útil também como quebra-vento, quando em plantios agrupados em forma de renque. Eventualmente, sua casca é fonte de tanino. O tronco exuda goma semelhante à goma-arábica.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Acácia Negra
Nomes Populares: Mimosa e Acácia-Negra
Morfologia: Altura de 8-15 m, tronco revestido por casca quase lisa com fissuras avermelhadas. Sua ramagem forma copa densa, com forma arredondada. Folhas compostas bipinadas, de 10-25 pares de pinas, com folíolos numerosos muito pequenos, de menos de 0,5 cm de comprimento. Inflorescências densas, em racemos curtos de capítulos esféricos, com flores muito perfumadas, amarelo-claras, localizadas nas extremidades dos ramos. Informações Ecológicas: Árvore semidecídua. Madeira: Branca dura a semi-dura, não resistente à umidade. Sinonímia Botânica: Acacia decurrens var. mollis Willd. e Acacia Mollissima Willd. Utilidades: A madeira é utilizada em carpintaria e construções rústicas. A árvore é adequada para arborização de jardins e praças, por suas características ornamentais, é útil também como quebra-vento, quando em plantios agrupados em forma de renque. Eventualmente, sua casca é fonte de tanino. O tronco exuda goma semelhante à goma-arábica. Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |