Sementes de Guarucaia - Angico Amarelo (Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Angico Vermelho. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 3.860 unidades de sementes.
Sementes de Angico Vermelho / Guarucaia
Leguminosae - Mimosoideae (Mimosaceae)
Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan
Nomes Populares: Angico-Vermelho, Angico, Angico-da-Mata, Angico-Verdadeiro, Angico-Amarelo, Angico-Cedro, Angico-Rosa, Angico-de-Cortume, Angico-dos-Montes, Angico-de-Banhado, Angico-Sujo, Guarucaia, Angico-Branco, Brincos-de-Saguim, Brincos-de-Sauí e Paricá.
Ocorrência: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Rio Grande do Sul, porém muito mais frequente nos estados sulinos, na mata latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.
Morfologia: Altura de 20-30 m, com tronco de 60-110 cm de diâmetro. Folhas bipinadas. Inflorescências em racemos axilares de cor amarelada. Fruto legume achatado e deiscente.
Fenologia: Floresce a partir de meados de novembro. prolongando-se até janeiro.
Madeira: Pesada (0,85 g/cm³), compacta, bastante dura, pouco elástica, muito resistente e de grande durabilidade sob condições naturais.
Informações Complementares: A madeira é indicada pra obras hidráulicas e expostas, como postes, estacas e dormentes, para confecção de peças de resistência, esteios, carrocerias, construção civil e naval, carpintaria e marcenaria, lenha e carvão. A casca é rica em tanino e as flores são melíferas. A planta possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. É ótima para reflorestamentos mistos de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Angico Vermelho / Guarucaia Leguminosae - Mimosoideae (Mimosaceae) Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan Nomes Populares: Angico-Vermelho, Angico, Angico-da-Mata, Angico-Verdadeiro, Angico-Amarelo, Angico-Cedro, Angico-Rosa, Angico-de-Cortume, Angico-dos-Montes, Angico-de-Banhado, Angico-Sujo, Guarucaia, Angico-Branco, Brincos-de-Saguim, Brincos-de-Sauí e Paricá. Ocorrência: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo até o Rio Grande do Sul, porém muito mais frequente nos estados sulinos, na mata latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Morfologia: Altura de 20-30 m, com tronco de 60-110 cm de diâmetro. Folhas bipinadas. Inflorescências em racemos axilares de cor amarelada. Fruto legume achatado e deiscente. Fenologia: Floresce a partir de meados de novembro. prolongando-se até janeiro. Informações Ecológicas: Planta decídua, pioneira, heliófita, indiferente às condições físicas do solo, característica e exclusiva da mata latifoliada das bacias do Paraná, Uruguai e afluentes até altitudes de 800 m, penetrando portanto nas matas de pinhais. Nos três estados do sul do país nas bacias do Alto Uruguai e Iguaçu é uma espécie de mais ampla e expressiva dispersão. É mais frequente nas matas abertas e pouco densas e, principalmente nas associações secundárias mais evoluídas.
Madeira: Pesada (0,85 g/cm³), compacta, bastante dura, pouco elástica, muito resistente e de grande durabilidade sob condições naturais. Sinonímia Botânica: Piptadenia rigida Benth., Acacia angico Mart. e Piptadenia rigida var. grandis Lindm.
Informações Complementares: A madeira é indicada pra obras hidráulicas e expostas, como postes, estacas e dormentes, para confecção de peças de resistência, esteios, carrocerias, construção civil e naval, carpintaria e marcenaria, lenha e carvão. A casca é rica em tanino e as flores são melíferas. A planta possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. É ótima para reflorestamentos mistos de áreas degradadas. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |