Sementes de Alfeneiro da China (Ligustrum lucidum W.T. Aiton)
Sementes de Alfeneiro da China
Oleaceae
Ligustrum lucidum W.T. Aiton
Nomes Populares: Alfeneiro, Alfeneiro-da-China, Alfeneiro-Brilhante, Alfeneiro-de-Rua e Ligustro.
Ocorrência: Originária da China, é a espécie mais plantada na arborização de ruas no sul e sudeste do Brasil. Pode ser cultivada virtualmente em todo território brasileiro.
Morfologia: Árvore de 7-10 m de altura, de tronco robusto com casca pardo-escura, provido de fissuras irregulares. Ramagem robusta, densa, formando copa arredondada. Inflorescências densas em panículas cônicas ou piramidais, terminais, com numerosas flores pequenas, brancas. Frutos numerosos do tipo drupa, de cor roxo-pardo.
Fenologia: As flores desta espécie formam-se de outubro a fevereiro.
Informações Ecológicas: Árvore perenifólia.
Informações Complementares: Árvore frequente em parques e em arborização urbana, já foi considerada a "árvore ideal" para plantio em calçadas de ruas e avenidas. É resistente a podas, rústica e de rápido crescimento. Também adequada para formação de cercas vivas.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis. Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Alfeneiro da China
Nomes Populares: Alfeneiro, Alfeneiro-da-China, Alfeneiro-Brilhante, Alfeneiro-de-Rua e Ligustro. Ocorrência: Originária da China, é a espécie mais plantada na arborização de ruas no sul e sudeste do Brasil. Pode ser cultivada virtualmente em todo território brasileiro. Morfologia: Árvore de 7-10 m de altura, de tronco robusto com casca pardo-escura, provido de fissuras irregulares. Ramagem robusta, densa, formando copa arredondada. Inflorescências densas em panículas cônicas ou piramidais, terminais, com numerosas flores pequenas, brancas. Frutos numerosos do tipo drupa, de cor roxo-pardo. Fenologia: As flores desta espécie formam-se de outubro a fevereiro. Informações Complementares: Árvore frequente em parques e em arborização urbana, já foi considerada a "árvore ideal" para plantio em calçadas de ruas e avenidas. É resistente a podas, rústica e de rápido crescimento. Também adequada para formação de cercas vivas. Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis. Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |