Sementes de Angelim do Cerrado (Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Angelim do Cerrado. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 70 unidades de sementes.
Sementes de Angelim do Cerrado
Leguminosae - Papilionoideae
Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke
Nomes Populares: Angelim, Angelim do cerrado, Amargoso.
Ocorrência: Centro oeste, Brasil Central, São Paulo, Nordeste, Mato Grosso do Sul, no campo cerrado, cerrado e cerradões.
Morfologia: Com medidas de 5 a 10 metros, possui copas irregulares e ralas. Nas matas semideciduas e cerradões seu porte pode ultrapassar 15 metros com fuste retilíneo. Tronco cilindrico e geralmente tortuoso, de 30 a 50 centimetros de diâmetro, com casca corticosa, muito grossa e partida em pequenas placas retangulares. Frutos sâmaras alada, glabra, com base esponjosa.
Fenologia: Com florescências nos meses de Agosto a Setembro e com amadurecimento dos frutos em Dezembro a Janeiro.
Informações Ecológicas: Planta heliófita, decídua, seletiva xerófita, secundária, característica e exclusiva dos cerrados, cerradões e campos cerrados, onde apresenta baixa frequência com dispersão descontinuada e irregular. Ocorre geralmente em formações mais abertas, primárias ou secundárias, sobre aclives suaves onde o solo é argiloso mas bem drenado e de média fertilidade. Produz de maneira irregular e geralmente a cada 2 anos.
Madeira: Pesada (0,88g/cm³ densidade), de aspecto fibroso, dura e textura grossa, de média resistência mecânica e bastante durável se protegida das intempéries.
Utilidades da Madeira: A madeira é indicada para construção civil, como vigas e caibros, para a fabricação de móveis, batentes de janelas e portas, esquadrias e para lenha e carvão.
Informações Complementares: Suas flores são apícolas, a casca tem propedeuticas medicinais. A Arvore é extremamente ornamental quando em flores, podendo ser empregada na arborização paisagística.É essencial em reflorestamentos de cerrados.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.02. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.