Sementes de Casuarina (Casuarina cunninghamiana Miq.)
Sementes de Casuarina
Casuarinaceae
Casuarina cunninghamiana Miq.
Nomes Populares: : Casuarina ou Pinheiro-Australiano.
Ocorrência: Nativa da austrália, é muito cultivada em todo Brasil.
Morfologia: Árvore de 10-30 m de altura, dotada de copa piramidal na juventude, com tronco revestido por casca escura gretada, rugosa. Ramagem com numerosos raminhos finos, rijos, cilíndricos, verde-escuro, eretos, estriados longitudinalmente, semelhante a acículas, articulados, com nós e entre-nós. Folhas diminutas como escamas ou dentes triangulares estreitos. Flores masculinas em espigas terminais alongadas, marrons. Flores femininas reunidas em glomérulos formados nas axilas dos dentes foliares de raminhos curtos.
Informações Ecológicas: Árvore monóica ou dióica, muito cultivada para formação de bosques e reflorestamento de áreas degradadas para solos arenosos e pobres. Tolerante a solos úmidos, tem característica de produzir "ladrões" de raízes (Os ladrões são rebentos de cor verde mais clara, com folhas pequenas e numerosas, que absorvem a seiva para seu proveito. Desenvolvem-se nas raízes ou nas hastes).
Madeira: Produz madeira vermelha, escura, para os mais variados fins.
Informações Complementares: Planta muito ornamental, principalmente pela copa piramidal, é adequada para uso na arborização de praças e jardins. É a espécie de casuarina mais cultivada no país.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Casuarina
Ocorrência: Nativa da austrália, é muito cultivada em todo Brasil. Morfologia: Árvore de 10-30 m de altura, dotada de copa piramidal na juventude, com tronco revestido por casca escura gretada, rugosa. Ramagem com numerosos raminhos finos, rijos, cilíndricos, verde-escuro, eretos, estriados longitudinalmente, semelhante a acículas, articulados, com nós e entre-nós. Folhas diminutas como escamas ou dentes triangulares estreitos. Flores masculinas em espigas terminais alongadas, marrons. Flores femininas reunidas em glomérulos formados nas axilas dos dentes foliares de raminhos curtos. Informações Ecológicas: Árvore monóica ou dióica, muito cultivada para formação de bosques e reflorestamento de áreas degradadas para solos arenosos e pobres. Tolerante a solos úmidos, tem característica de produzir "ladrões" de raízes (Os ladrões são rebentos de cor verde mais clara, com folhas pequenas e numerosas, que absorvem a seiva para seu proveito. Desenvolvem-se nas raízes ou nas hastes). Madeira: Produz madeira vermelha, escura, para os mais variados fins. Informações Complementares: Planta muito ornamental, principalmente pela copa piramidal, é adequada para uso na arborização de praças e jardins. É a espécie de casuarina mais cultivada no país. Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |