Sementes de Grevílea (Grevillea robusta A. Cunn. ex. R. Br.)
Sementes de Grevílea
Proteaceae
Grevillea robusta A. Cunn. ex. R. Br.
Nomes Populares: Grevilha ou Grevílea.
Ocorrência: Originária da Austrália, cresce melhor em zonas quentes. Se plantada ao ar livre, as mudas jovens necessitam de proteção contra geada. Necessita de água ocasionalmente, mas é tolerante à seca.
Morfologia: Altura de 15-20 m, de tronco ereto e cilíndrico, com casca parda, saliente e sulcada. Copa piramidal na juventude. Folhas grandes, decorativas, alternadas, verde-escura-opaca, com a face de baixo acinzentada, as vezes tripinada, lembrando a folha de uma samambaia. Inflorescências semelhantes a espigas cilíndricas, de flores amarelo-alaranjadas, a corola substituída por cálice tubular com vários recortes e pêlos glandulíferos. Frutos ovóides oblíquos e lenhosos.
Fenologia: Floresce de agosto a dezembro.
Informações Ecológicas: Árvore semidecídua.
Madeira: Madeira castanho-rosada, de boa qualidade, assemelha-se à do Carvalho-Brasileiro
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Grevílea
Nomes Populares: Grevilha ou Grevílea. Ocorrência: Originária da Austrália, cresce melhor em zonas quentes. Se plantada ao ar livre, as mudas jovens necessitam de proteção contra geada. Necessita de água ocasionalmente, mas é tolerante à seca. Morfologia: Altura de 15-20 m, de tronco ereto e cilíndrico, com casca parda, saliente e sulcada. Copa piramidal na juventude. Folhas grandes, decorativas, alternadas, verde-escura-opaca, com a face de baixo acinzentada, as vezes tripinada, lembrando a folha de uma samambaia. Inflorescências semelhantes a espigas cilíndricas, de flores amarelo-alaranjadas, a corola substituída por cálice tubular com vários recortes e pêlos glandulíferos. Frutos ovóides oblíquos e lenhosos. Fenologia: Floresce de agosto a dezembro. Informações Ecológicas: Árvore semidecídua. Madeira: Madeira castanho-rosada, de boa qualidade, assemelha-se à do Carvalho-Brasileiro Informações Complementares: Árvore de copa elegante, é adequada para arborização de parques, avenidas e para reflorestamentos. A madeira tem emprego em construção, compensados, móveis e utilidades domésticas. É amplamente cultivada em renques, como quebra-vento, nas regiões norte do Paraná e oeste de São Paulo. As flores são muito visitadas por abelhas e pássaros por possuirem néctar abundante.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |
“tem semente de grevile bruta ou robusta”