Sementes de Palmeira Bacaba (Oenocarpus bacaba)
Sementes de Palmeira Bacaba
Arecaceae
Oenocarpus bacaba Mart.
Nomes Populares: Bacaba, Bacaba-Açu, Bacabão, Bacaba-Verdadeira, Bacaba-do-Azeite e Bacaba-Vermelha.
Ocorrência: Amazonas e Pará, principalmente ao norte do rio Amazonas, na floresta tropical úmida de terra firme abaixo de 700 m de altitude. Também na Colômbia, Venezuela e Guianas.
Morfologia: Caule solitário, ereto e colunar, liso, de 7-20m de altura de 15-25 cm de diâmetro. Inflorescências infrafoliares, ramificadas ao nível de primeira ordem, com pedúnculo de 10-18 cm. Ranquias em número de 105-250, finas e pêndulas como um rabo de cavalo, de 80-150 cm de comprimento. Flores unissexuadas de ambos os sexos dispostos na mesma inflorescência em tríades, pares e solitárias. Frutos elipsóides, de 1,3-1,5 cm, roxo-escuros.
Fenologia: Frutifica abundantemente durante o verão.
Sinonímia Botânica: Oenocarpus bacaba var. bacaba Wess. Boer, Oenocarpus bacaba var. grandis Wess. Boer, Oenocarpus bacaba var. xanthocarpa Trail, Oenocarpus baccata Cuervo Marquez, Oenocarpus grandis Burret e Oenocarpus hoppii Burret.
Informações Complementares: Os frutos são muito empregados nas regiões de origem para o preparo de uma bebida muito apeciada. A planta possui atributos ornamentais que a recomendam para o paisagismo em regiões tropicais.
Fonte: Lorenzi, Harri; Kahn, Francis; Noblick, Larry R.; Ferreira, Evandro. Flora brasileira Lorenzi : Arecaceae (palmeiras). 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2010.
Sementes de Palmeira Bacaba
Nomes Populares: Bacaba, Bacaba-Açu, Bacabão, Bacaba-Verdadeira, Bacaba-do-Azeite e Bacaba-Vermelha. Ocorrência: Amazonas e Pará, principalmente ao norte do rio Amazonas, na floresta tropical úmida de terra firme abaixo de 700 m de altitude. Também na Colômbia, Venezuela e Guianas. Morfologia: Caule solitário, ereto e colunar, liso, de 7-20m de altura de 15-25 cm de diâmetro. Inflorescências infrafoliares, ramificadas ao nível de primeira ordem, com pedúnculo de 10-18 cm. Ranquias em número de 105-250, finas e pêndulas como um rabo de cavalo, de 80-150 cm de comprimento. Flores unissexuadas de ambos os sexos dispostos na mesma inflorescência em tríades, pares e solitárias. Frutos elipsóides, de 1,3-1,5 cm, roxo-escuros. Fenologia: Frutifica abundantemente durante o verão. Sinonímia Botânica: Oenocarpus bacaba var. bacaba Wess. Boer, Oenocarpus bacaba var. grandis Wess. Boer, Oenocarpus bacaba var. xanthocarpa Trail, Oenocarpus baccata Cuervo Marquez, Oenocarpus grandis Burret e Oenocarpus hoppii Burret. Informações Complementares: Os frutos são muito empregados nas regiões de origem para o preparo de uma bebida muito apeciada. A planta possui atributos ornamentais que a recomendam para o paisagismo em regiões tropicais. Fonte: Lorenzi, Harri; Kahn, Francis; Noblick, Larry R.; Ferreira, Evandro. Flora brasileira Lorenzi : Arecaceae (palmeiras). 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2010. |