Sementes de Vinhático do Campo (Plathymenia reticulata Benth.)
Sementes de Vinhático-do-Campo
Leguminosae-Mimosoideae (Mimosaceae)
Plathymenia reticulata Benth.
Nomes Populares: Vinhático-do-Campo, Vinhático, Vinhático-Testa-de-Boi, Candeia, Pau-de-Candeia, Oiteira (PA), Vinhático-Castanho (BA), Pau-Amarelo, Amarelo (CE), Acende-Candeia (CE, PE), Vinhático-Branco (MG) e Vinhático-Rajado (MG).
Ocorrência: Amapá até Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no cerrado e campo cerrado.
Morfologia: Altura de 6-12 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, com 4-8 pares de pinas opostas; folíolos em número de 10-15 pares por pina.
Fenologia: Floresce a partir do final de setembro junto com o aparecimento da nova folhagem, prolongando-se até meados de novembro.
Madeira: Leve (densidade 0,55 g/cm³), dura, fácil de trabalhar, de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos, com alburno diferenciado.
Sementes de Vinhático-do-Campo
Ocorrência: Amapá até Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no cerrado e campo cerrado. Morfologia: Altura de 6-12 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, com 4-8 pares de pinas opostas; folíolos em número de 10-15 pares por pina. Fenologia: Floresce a partir do final de setembro junto com o aparecimento da nova folhagem, prolongando-se até meados de novembro. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica de formações abertas do cerrado e de sua transição para floresta semidecídua. Apresenta dispersão irregular e descontínua, ocorrendo em densidades moderadas em determinadas áreas e faltando completamente em outras. Ocorre preferencialmente em terras altas de fácil drenagem (solos arenosos), tanto em formações primárias quanto em secundárias.
Madeira: Leve (densidade 0,55 g/cm³), dura, fácil de trabalhar, de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos, com alburno diferenciado. Informações Complementares: A madeira é própria para marcenaria, lâminas faqueadas decorativas, para acabamentos internos em construção civil, como lambris, rodapés, batentes de portas, esquadrias. A árvore é bastante ornamental e empregada no paisagismo, principalmente para arborização de ruas. Planta pioneira adaptada a terrenos pobres, é ótima para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
|
Sementes de Ipê Roxo de Bola (Tabebuia impetiginosa (Mart. Ex DC.) Stand)
Flavio moura
“sementes bem limpas, muito bonitas obrigado por mandar qualidade”
Francisco Gilson Paiva Leite
“O valor de quem trata a natureza com destreza e Amor abnegado é incalculável.”
Digo rocha
“Sementes nativas mto boas”
mauricio araujo de oliveira
“boas sementes”
